Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Resposta do Oscar

O Oscar também passou por aqui e deixou MAIS informação.
Desculpem a demora estava OFF LINE por alguns dias.
Mas agora estou de volta bjsss




Nome: Oscar Calstrom

Blog: Crônicas de um ex-gordo

Idade: 32

Já operou? Sim, há 5 meses

Qual o tipo e Cirurgia?

Fobi-Capella (Y de Roux) com anel

Quanto tempo pensou, pesquisou, estudou, analisou antes da cirurgia?

Depende. Desde a primeira vez em que eu tive contato com a idéia, foram 5 anos. MAS, desde que eu comecei a pensar seriamente a respeito, foram 6 meses. E deveria ter sido menos. A vida segue melhorando.

Como foi quando decidiu operar?

Foi tranqüilo. Eu me informei bastante, falei com trocentos médicos diferentes, decidi fazer com o Dr. Gustavo Sevá e comecei a preparação. O único momento em que eu tive receio foi quando a minha internação foi prolongada devido a um atraso na cirurgia anterior. Mas, como eu disse pra mim mesmo, eu não podia deixar duas horas de paranóia minarem meses de preparação. E lá fui eu...

Contou para alguém? Quem? Qual foram as reações? Alguma reação negativa para você?

Eu falei com toda minha família, primeiro com minha esposa, depois com minha mãe, pai, irmãos e amigos. Nem todo mundo concordava, mas todos me apoiaram. Na verdade, eu tenho muita sorte no que diz respeito à família.

Como reagiu diante das reações?

Com certeza de que eu estava bem informado e confiante. Apesar de todo mundo ter ficado ao meu lado, só a minha segurança é que fez com que todo o projeto fosse adiante, já que só a Paula era incondicionalmente a favor da cirurgia.

Passou por alguma situação constrangedora? Se sim qual?

Durante a preparação? Acho que não. Fora as que os obesos são submetidos cotidianamente, como quebrar cadeiras de plástico em lanchonetes (umas 3 ou 4 vezes), jamais conseguir achar uma calça decente sem ter que garimpar em 300 lojas e ver as caras dos vendedores dizendo "Aqui não tem nada do seu tamanho", e coisas assim...

Algum conselho para quem ainda não operou referente á opiniões, conselhos, recomendações de pessoas leigas?

Ouça três pessoas:

- Seu médico: Confie nele. Se você não confia, ainda não achou o médico certo. Saiba que ele está fazendo o melhor para você. Qualquer dúvida, marque outra consulta com outro médico. E outro. E mais outro.

- Você mesmo: Se você esta confiante, nada nem ninguém deve abalar a sua decisão. Se abalar, tire um tempo para pensar, mas não porque alguém simplesmente falou que era contra, mas para que a SUA certeza se solidifique. Lembre-se, o corpo é seu, a decisão também deve ser. Mas não pense muito tempo para não ficar com a cabeça chei de minhocas.

- A pessoa que vai cuidar de você: No meu caso, foi minha esposa. Essa pessoa será essencial para você, especialmente no primeiro mês. Ela precisa estar comprometida e sintonizada com todo o processo. É a única pessoa "leiga" cuja opinião realmente importa, pois ela vai cuidar de você, e vai ser trabalhoso. E você não vai estar em posição de ajudar em quase nenhum sentido, muito menos de ser um apoio moral para ela. Saiba e faça ela saber por tudo o que você vai passar, de preferência conversando com pessoas que passaram pela cirurgia ou lendo a respeito em revistas, livros, sites, blogs (por exemplo, o crônicas...).


Se estas três pessoas estiverem comprometidas, não tem o que dar errado. Outra dica simples que teria tirado muita caraminhola da minha cabeça se eu tivesse feito (mas não fiz), é: Almoce com um operado. Eu tinha pânico de imaginar um prato ridiculamente pequeno pro resto da minha vida. Esta não é a realidade. É lógico que eu como BEM menos, mas não é uma quantidade assustadora. Juro.

Acho que é isso. Espero ter ajudado.

2 comentários:

  1. Cris, muito legal a história do Oscar.
    É muito legal vc publicar esses depoimentos.
    Como anda sua preparação?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!
    Adorei o que nosso amigo Oscar falou ..comer com um operado!!!
    Não é um bicho papão!
    Temos medo antes de nunca mais comer..até coisas que adoramos..e não é assim..comemos sim..pouco..mas comemos!
    beijo lindona!!!! Tudo bem?

    ResponderExcluir